A Literatura Brasileira
Quinhentismo
A Literatura brasileira tem início no século XVI no movimento
que ficou conhecido como QUINHENTISMO, que corresponde à época do descobrimento
do Brasil e que é paralelo ao CLASSICISMO português, de ideias relacionadas
diretamente ao RENASCIMENTO.
O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político
que surgiu na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a
Europa. Foi um movimento que se inspirou nos valores da Antiguidade Clássica
devido às modificações estruturais da sociedade, com desenvolvimento de cidades
como Veneza, Gênova, Roma e Florença, cidades que enriqueceram com o
crescimento do comércio no Mediterrâneo, originando a rica burguesia mercantil,
a qual era dedicada também às Artes.
Florença, a cidade italiana considerada Berço do
Renascimento.
A Cultura Renascentista teve quatro importantes características:
Racionalismo (a razão seria o único caminho para o conhecimento); Experimentalismo ( conhecimento demonstrado
através de experiência científica);
Individualismo (a
concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo);
Antropocentrismo
(colocação do Homem como centro do Universo).
O Renascimento está ligado à Reforma, ao desenvolvimento da
ciência, ao pensamento racional e às grandes navegações, que tinham como
objetivos explorar riquezas e propagar a fé cristã.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil houve a produção dos
primeiros textos literários que tinham como tema central a conquista espiritual
( através da Literatura de Catequese ) e a
conquista marítima, sendo esta uma produção
de pouco valor literário, pois se tratava mais de literatura informativa, sem
preocupação estética e era proveniente
dos relatos dos viajantes, apenas descrevendo a natureza brasileira nos seus
aspectos exóticos, os nativos, as riquezas naturais; entre essas obras se
destacam: A Carta de Pero Vaz de
Caminha;
Diálogos das Grandezas do Brasil, de Fernandes Brandão;
Entre os Tupinambás,
de Hans Staden, o qual relata o ritual de antropofagia dos índios, sendo esta
uma literatura informativa.
Pero Vaz de Caminha
Padre José de Anchieta
Padre Manoel da Nobrega
Havia também no Quinhentismo
a Literatura de Catequese, ligada a Contra Reforma objetivando ampliar a
fé cristã por meio da catequização dos nativos e para isso eram utilizados
recursos do teatro e da compreensão da
língua Tupi, destacando-se o Padre José de Anchieta que utilizava o teatro e a
poesia como forma de expressão e o Padre Manoel da Nóbrega, que escreveu as
obras: Cartas do Brasil e Diálogo Sobre a Conversão do Gentio.
Barroco
Foi o estilo que
dominou a pintura, a arquitetura, a literatura e a música no século XVII na
Europa.
Essa cultura barroca que incluía costumes, relações sociais e
valores, surgiu no final do Renascimento e manifestou-se com grande ostentação
e extravagância.
A Inquisição ameaçava a liberdade de pensamento, trazia um
clima de austeridade e repressão, aí então, desenvolveu-se o movimento
artístico conhecido como Barroco, em uma arte eclesiástica (arte da igreja ou
relativa a ela ), propagadora da fé católica, tendo na Companhia de Jesus, importante
atuação na divulgação do pensamento católico, sendo aprovada essa atuação no
Concílio de Trento, causador de grandes reformas no Catolicismo, se contrapondo
à Reforma Protestante, de Martinho Lutero.
Martinho Lutero
Nessa época houve uma grande produção de igrejas, capelas,
estátuas de santos e monumentos que ornamentavam sepulcros, deixando a
arquitetura barroca de ser unicamente religiosa, passando também para a
construção de palácios, causando admiração e a sensação de poder.
Lutero teve apoio de religiosos e governantes da Europa,
quando provocou uma revolução religiosa que teve início na Alemanha,
estendendo-se pelo Reino Unido, França, Escandinávia, Suíça, Países Baixos e
alguns países do leste europeu.
Arquitetura Barroca
A igreja Romana respondeu com a criação do movimento chamado
de Contra Reforma ou Reforma Católica.
A Arte Barroca expressava uma dúvida no homem daquela época, que vivia
entre a ideia de aproveitar a vida, que era breve e passageira ou cuidar
da salvação da alma, já que o inferno representava o sofrimento eterno.
O Barroco teve como características principais a arte
rebuscada e exagerada, a valorização do detalhe, o dualismo e as contradições,
a obscuridade, complexidade e o sensualismo.
O Barroco chegou ao Brasil no século XVII, período colonial,
no ciclo da cana de açúcar e o centro da economia do país estava na Bahia.
No Brasil o Barroco tem como principais expoentes: Gregório
de Matos Guerra e Padre Antônio Vieira.
Gregório de Matos Guerra
Gregório de Matos Guerra, poeta baiano, conhecido como Boca
do Inferno, o qual foi o primeiro poeta brasileiro e o maior do período
colonial, com obra dividida em três vertentes básicas: Satírica ( que lhe deu o
apelido ), Lírico-amorosa e Lírico-religiosa.
Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira, o maior orador sacro da história, pois
escreveu aproximadamente duzentos sermões. Ele utilizava uma linguagem
sofisticada, cheia de antíteses e paradoxos, sendo um exemplo da prosa
conceptista do Barroco. Era grande defensor dos índios e dos cristãos novos.
Sua obra foi dividida em quatro temáticas: a causa do
indígena, a arte de pregar, o problema da escravidão e a questão holandesa.
Sua obra principal: Sermões.
Arcadismo
Escola literária do século XVIII que surgiu na Europa,
durante uma época de ascensão da burguesia e de seus valores políticos,
religiosos e sociais, e que foi também
denominada de setecentismo ou Neoclassicismo.
Arcadismo é uma
referência a Arcádia, região campestre do Peloponeso, no sul da Grécia antiga,nomeada em referência ao
semideus Arcas, tida como ideal de
inspiração para os poetas. O Arcadismo predominou no período denominado de
Século das Luzes.
O Arcadismo surgiu
em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana sendo um movimento que se contrapôs ao Barroco, procurando restabelecer o equilíbrio,
a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista,
rompida pelo período da contra-reforma protestante.
Inutilia truncat é uma expressão que significa "cortar o
inútil" e faz menção a cortar os excessos que eram praticados no Barroco, o
qual utilizava grandes inversões, hipérboles, hipérbatos, usava palavras e
raciocínios complicados e obscuros.
A poesia árcade nos
dá a ideia de aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade,
pois eles acreditavam que o tempo não
parava e, por isso, deveria ser vivido plenamente em todos os sentidos. Carpe
diem : aproveite o dia.
O termo fugere urbem(fuga da cidade) traduz uma
vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos.
O Arcadismo foi influenciado pelo iluminismo - movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda
e França, nos séculos XVII e XVIII- representado por filósofos como Rousseau e
Voltaire. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha
ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e
econômica, defendidas pela burguesia.
As principais
características do Arcadismo são:
Exaltação
da natureza
Valorização
do cotidiano e da vida simples, pastoril e no campo (bucolismo)
Crítica
a vida nos centros urbanos
Modelo
clássico
Linguagem
simples
Utilização
de pseudônimos
Objetividade
Temas
simples: amor, vida, casamento, paisagem.
Fugere
Urbem (fugir da cidade)
Inutilia
Truncat (cortar o inútil)
Aurea
Mediocritas (mediocridade áurea/vida comum)
Locus
Amoenus (refúgio ameno/agradável)
Oposição
ao Barroco
Inspiração
Iluminista
Equilíbrio
e busca da perfeição
Racionalismo,
bucolismo e pastoralismo.
Idealização
da mulher
Pureza
e ingenuidade humana
Figuras
mitológicas
Preferência
por sonetos
As ideias iluministas
puderam ser notadas no processo de
Inconfidência Mineira (1789), pois alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas
e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação
de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa
em 1768 e, ademais, a fundação da “Arcádia
Ultramarina”, em Vila
Rica.
Seus autores podem ser divididos em:
Líricos: Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa
Épicos: Santa Rita Durão e Basílio da Gama.
Tomás Antônio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810)
Jurista,
Político e Poeta luso-brasileiro é um dos grandes poetas árcades de
pseudônimo Dirceu.
A
obra que merece destaque é Marília de Dirceu (1792) carregada de lirismo e
baseada no seu romance com a brasileira Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão.
Com fortes impulsos afetivos, Dirceu
declara-se para sua pastora idealizada: Marília. Suas principais obras: Marília
de Dirceu e Cartas Chilenas (1863).
Nascimento: 11 de
agosto de 1744, Miragaia, Porto, Portugal. Falecimento: 1810, Ilha
de Moçambique, Moçambique.
Cláudio Manuel da Costa
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Poeta,
advogado e jurista brasileiro, considerado o precursor do Arcadismo no
Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia, onde
aborda elementos locais, descrevendo paisagens, temática pastoril e expressando
um forte sentimento nacionalista. Foi acusado de participar da Inconfidência
Mineira junto com Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi preso em 1789 e suicidou-se na cadeia.
Suas obras que merecem destaque: Obras
Poéticas (1768) e Villa
Rica (1773).
Nascimento: 5 de junho de 1729, Mariana,
Minas Gerais.
Falecimento: 4 de julho de 1789, Ouro Preto,
Minas Gerais.
Autor
do poema épico Caramuru (1781), Frei José de Santa Rita Durão foi poeta e orador,
considerado um dos precursores do indianismo no Brasil.
Influenciado
por Camões, o poema Caramuru, com subtítulo “Poema
épico do Descobrimento da Bahia”, é baseado no modelo da epopeia
tradicional: proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. É composto
de dez cantos e versos decassílabos em oitava rima.
O
texto conta a história de um português, o Caramuru, que após ter naufragado em
terras brasileiras, começa a viver com os índios Tupinambás.
Nascimento: 1722, Mariana, Minas Gerais.
Falecimento: 1784, Lisboa, Portugal.
Apelido: Santa Rita Durão
Basílio da Gama
José Basílio da Gama (1741-1795)
Poeta mineiro e autor do poema épico O Uraguai (1769),
abordou nesta obra as disputas entre os europeus, os jesuítas e
os índios sendo considerado um marco no literatura brasileira.
Diferente do poema épico clássico, O Uraguai é
composto de cinco cantos, com ausência de rima (rima branca) e estrofação.
Participou da Arcádia Romana na Itália e foi preso em Portugal
em 1768, acusado de manter relações de amizades com os jesuítas.
Suas Principais obras são: O Uraguai (1769), Epitalâmio às Núpcias da Senhora
Dona Maria Amália (1769), A Declamação Trágica (1772) e Quitúbia (1791).
Nascimento: 8 de abril de 1741, Tiradentes, Minas
Gerais.
Falecimento: 31 de julho de 1795, Lisboa,
Portugal.












Nenhum comentário:
Postar um comentário