segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Períodos Geológicos da Terra


Períodos Geológicos da Terra
Os diferentes terrenos que compõem a estrutura da Terra nos dão traços evidentes de sua formação. A Geologia lançou luz sobre a questão da origem do nosso planeta e da dos seres vivos que a habitam, sem contar com a possibilidade de hipóteses e sim através de uma rigorosa observação dos fatos, na presença dos quais a dúvida não é permitida, em vista de que a história da formação do globo está escrita nas camadas geológicas, onde a própria natureza fala e se mostra a descoberto. A Geologia tira conclusões  apenas daquilo que vê, não afirmando nada a respeito de pontos duvidosos. Sem as descobertas da Geologia e da Astronomia, a gênese do mundo ainda permaneceria nas trevas da lenda.
Fósseis de animais e vegetais foram encontrados em grandes quantidades  nas diferentes camadas que compõem o novo solo; alguns nas mais duras pedras, de onde se conclui que a existência deles é anterior à formação das próprias pedras. Devemos considerar o número prodigioso de séculos que foram necessários para haver o endurecimento dessas rochas e chegaremos a conclusão que o aparecimento de seres orgânicos sobre a Terra se perde na noite dos tempos.
Entre esses fósseis alguns sofreram petrificações propriamente ditas, pois foram penetrados em todas as partes por substâncias  silicosas ou calcáreas que os transformaram em pedras. Outras foram envolvidas por matérias  que se solidificaram depois e há também os que deixaram apenas marcas nas rochas; marcas com uma clareza e delicadeza perfeitas, tais como marcas de dedos e unhas, das quais se reconhecem de qual espécie de animal provinham.


Fóssil de dinossauro
Fóssil de filhote de pássaro de 127 milhões de anos
Luzia, o fóssil mais antigo das Américas
Os fósseis de animais encontrados podiam ser ossos, escamas, chifres, esqueletos completos ou partes, das quais se pode conhecer com perfeição a procedência.
 Feita a inspeção de uma mandíbula ou de um dente, descobre-se se pertence, por exemplo, a um animal herbívoro ou carnívoro. Sabe-se que todas as partes de um animal, tem correlação necessária com o todo, e assim, apenas um osso é suficiente para determinar a estrutura e forma geral, o gênero de vida do animal, seus hábitos, se são animais terrestres, marinhos ou de água doce. 
As camadas que compõem o solo foram originadas ao longo de períodos de tempo de grande duração e à medida que as camadas terrestres se aproximaram de nossa época, as espécies animais e vegetais se aproximaram também das que existem hoje.
Em uma determinada região onde foram encontrados fósseis marinhos, terrestres e de água doce é uma prova irrecusável de que essa região, foi invadida pelo mar, colocada a seco e coberta de lagos, fatos que ocorreram certamente ao longo de milhares de séculos, realizados por uma força poderosa que foi capaz de deslocar os oceanos, elevar as montanhas, provocando revoluções físicas, comoções violentas que modificaram completamente a superfície da Terra e dividiram a sua história em várias épocas ou períodos geológicos, cujo conhecimento é necessário para o estabelecimento da Gênese, sendo esses os seis principais: período primário, período de transição, período secundário, período terciário, período diluviano, período pós-diluviano ou atual.
Estado Primitivo do Globo
A Terra era em sua origem uma massa incandescente. Em conseqüência da irradiação do calor, pouco a pouco foi se resfriando e este resfriamento começou logicamente pela superfície, que endureceu, porém o seu interior permaneceu fluido devido às altas temperaturas.
A espessura da crosta terrestre é bastante variável, pois existem lugares, principalmente nos terrenos vulcânicos onde o calor e a flexibilidade do solo indicam que ela é bastante reduzida.
Ainda nesse tempo de massa incandescente, as substâncias que compõem a Terra e que nós vemos hoje, sob a forma de líquidos e de sólidos, encontravam-se num estado bastante diferente. Em consequência do resfriamento e das misturas os elementos formaram novas combinações. O ar em um estado consideravelmente dilatado possivelmente se estenderia por imensas distâncias. A água transformada em vapor, estaria misturada ao ar, juntamente com toda espécie de matéria capaz de volatizar, como os metais, o enxofre, o carbono e a densidade de todos esses vapores dava uma opacidade que não permitia a passagem dos raios do Sol.
Na próxima postagem escreverei sobre o período primário, período de transição e período secundário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário